Meu cachorro está coçando muito a orelha.
Se você tem dito isso ultimamente ele pode estar com Otite Canina.
Não se assuste, a otite é tratável. O diagnóstico é simples, o tratamento é barato e super fácil.
Mas TEM que ser tratada!
A otite pode atingir níveis absurdos de dor e os cães enlouquecem, podendo até se machucarem seriamente durante o processo de desespero.
Em tempo de muita chuva os casos de otite tendem a aumentar. Cães como Pastor Alemão ou Yorkie, por exemplo, sofrem ainda mais. Suas orelhas levantadas permitem facilmente a entrada de água.
Raças com orelhas em pé tendem a ter otite com mais frequência.
Entretanto, orelhas caídas como Lhasa Apso ou Shih-tzu que são ainda bem peludas também apresentam problemas facilmente, pois a quantidade de pelos acaba mantendo a umidade interna não facilitando que a orelha seque internamente.
Um banho sem a secagem perfeita ou passagens pela chuva podem desencadear a otite.
A otite é uma inflamação do conduto auditivo que passa a criar uma cera característica dentro da orelha, tem um cheiro forte e ruim e causa inicialmente uma coceira forte e depois muita dor ao animal.
Se você perceber que seu cão está coçando demais, ou até sacudindo a orelha como se quisesse tirar do ouvido algo é melhor procurar um profissional.
Em casos piores o cão já começa a coçar e chorar, geralmente um choro baixinho e de dor. Nesse estágio a cura é mais trabalhosa.
Não deixe seu cão na chuva, mesmo que por pouco tempo. Após o banho certifique-se que a orelha e o canal auditivo esteja realmente seco. Faça uma checagem periódica e até use produtos adequados para a limpesa rotineira.
Veja com o profissional veterinário de sua confiança como manter o ouvido do seu cãozinho bem limpo e sequinho.
Ao menor sinal de que seu cachorro esteja coçando, sacudindo a cabeça ou até chorando, procure um veterinário imediatamente. !
O tratamento é a base de limpesa e uso adequado de produtos líquidos que tratam o local e em poucos dias tudo está ótimo e o cão saudável!
Informações Adicionais:
Cheiro forte e borras:
Além de substâncias tipo borras e algumas vezes parecendo terra a otite causa cheiro forte muito ruim. O tratamento é urgente!
Orelhas erguidas:
Cães com orelhas em pé são mais propensos a otite, especialmente pegarem chuva ou relento. Para evitar a otite é bom uma limpeza ao menos quinzenal.
Tirar os pelos:
Cães com orelha baixa e muito pelo podem acumular sujeira e umidade. Nesse caso é recomendado tirar os pelos das orelhas, isso normalmente é feito em tosas higiênicas.
Pingar e massagear:
O canal auditivo do cão é bem longo e ainda faz uma curva. Assim não basta apenas pingar o remédio, é preciso massagear a orelha do cão para levar o remédio até o fundo.