Ultrassom ou ultrassonografia é um método já comum e seguro que permite visualizar o interior de um corpo, sem qualquer corte ou cirurgia, é um método não invasivo.
O equipamento de ultrassom emite ondas sonoras (inaudíveis para nós) e o eco criado no interior do corpo é transformado em imagem tornando ver tudo o que está acontecendo em tempo real e com movimento (batidas do coração por exemplo).
Razões de rotina que pedem um exame com ultrassom:
– Perda de peso sem causa aparente;
– Dores ou sensibilidade abdominal;
– Falta de apetite constante ou anorexia;
– Checar se há Hemorragia ou Presença de líquidos dentro do abdômen;
– Checar massa ou anormalidade encontrada durante um exame físico;
– Vômitos ou diarreia sem explicação;
– Problemas urogenitais;
– Exame de sangue ou radiografias anormais;
– Gestação;
– Pedras em rins ou bexigas.
O resultado do exame pode dar subsídios ao Médico Veterinário para decidir sobre fazer ou não uma cirurgia, por exemplo.
Pode indicar uma causa desconhecida e levar ao correto tratamento, sem ter que passar por uma cirurgia ou biópsia.
A indicação correta antes de se fazer um ultrassom:
– Jejum alimentar de 8 horas, visando esvaziar o trato digestório e diminuir a produção de gases já que os mesmos são uma barreira para o ultrassom e prejudicam a qualidade das imagens ou podem até ocultar área que seriam de interesse;
– Fornecer água à vontade para aumentar a bexiga e facilitar a visualização geral;
– Evitar a micção (urina) espontânea, se possível, por cerca de 2 horas antes do exame, para a avaliação da bexiga urinária e facilitar o estudo de estruturas abdominais caudais como útero ou próstata, testículos ectópicos e linfonodos.
Curiosidades sobre Ultrassom:
Dúvida em diagnóstico:
Muitos casos exigem que o médico saiba o que está acontecendo dentro do animal e isso exigia uma cirurgia muitas vezes desnecessária, como por exemplo casos em que o animal engoliu um objeto e não se sabia o que era. Após o veterinário abrir o animal em cirurgia descobriu-se que era algo que seria digerido ou poderia sair com as fezes. O ultrassom pode resolver dúvidas assim com total segurança e rapidez.
Gravidez e Saúde:
Ultrassom na gravidez de cães e gatos podem ir além da curiosidade da quantidade de filhotes, pode dar um acompanhamento seguro para a mamãe até o nascimento dos filhotes e se algo ocorrer de errado é possível diagnosticar e tomar uma decisão sobre intervir ou não, com uma checagem visual interna segura.
Ultrassom portátil:
A tecnologia avança e casos de animais grandes ou selvagens exigiam uma missão enorme de transporte para levar o animal até o ponto de ultrassom. Hoje há equipamentos portáteis e alguns até que funcionam em smartphones com app específicos. Não são tão completos, mas podem dar grande ajuda ao veterinário de campo.