Recebemos muitos casos todos os dias por causa de alergia em cachorro. Muitos e-mails ainda pedindo uma receita caseira ou remédio para passar a alergia.
Mas não é tão simples assim. Uma alergia é uma reação do organismo contra algo que ele não gostou e as causas podem ser centenas.
O primeiro passo é identificar o local da alergia, isso vai ajudar a encontrar a causa, por exemplo uma coceira intensa na orelho pode indicar otite, que tem tratamento simples e rápido.Nos olhos pode ser causa de doença ou infecção.
Na pele pode ser apenas alergia a fungos, por ter o cão ficado molhado ou mal secado após o banho.
Onde é a alergia? orelha, dorso, olhos… isso ajuda a encontrar a causa.
A causa é variada, podendo ser da raça, sendo que as mais propensas a alergia são: lhasa apso, pug, shih tzu, shar-pei, bull dogs em geral e muitos outros.
Além da raça a causa pode ser ambiente, como tinta em que a casa foi pintada, produto de limpeza usado no dia-a-dia, shampoo e outros.
Pode ser por causas externas, como picadas de pulga, carrapatos e outros insetos.
As piores podem indicar até doenças de risco de vida como a Leishmaniose, que é uma infecção por parasitas e que ataca justamente a pele, após contato com insetos hematófagos (que se alimentam de sangue).
Há doenças mais simples, como a sarna, que atacam também a pele e causam alergias.
Além do fato de berne e outros ferimentos causados por picadas que podem ser confundidas com alergia.
Algumas vezes é apenas um comedão inofensivo que é até comum em cachorros. Outras vezes pode ser câncer de pele.
Até petiscos ou ração podem causar alergia. Nesses casos é preciso conhecer a rotina do cão para tentar identificar a causa e fazer a correta troca de alimentação e trantamento da alergia causada.
Quaisquer desses fatores podem colaborar para que a alergia surja, sendo que a alergia é uma manifestação do corpo contrária a algo que o organismo não aceitou.
Se o seu cão possui coceira, inflamação, vermelhidão, feridas, quedas de pelo e outros mais, é preciso identificar a causa, que são muitas.
Não basta um shampoo como muitos imaginam, algumas vezes seu cão pode estar em risco de vida com uma doença mais grave.
Essas são algumas razões pela qual é impossível atender um pedido de informação por e-mail ou telefone, é preciso sim consultar um médico veterinário.
Quem ama cuida!
Alergia em cachorro, como tratar:
shampoo para alergia em cachorro
Recomendado: Nosso petshop tem disponível o Shampoo Virbac Allermyl Glyco que é eficaz contra alergias. Entretanto, como visto na matéria acima cada tipo de alergia é um sintoma e deve ser tratada de uma forma específica. Antes de apenas adotar o shampoo consulte um médico veterinário para avaliar o caso do seu pet.