A crescente tendência para a alimentação vegetariana em humanos começa agora a seguir uma vertente para os cães.
Isso é bem natural, pois se seus donos são contra a alimentação animal para si próprios dificilmente querem ver carne ou derivados de animais em suas casas, mesmo que seja para seus pets.
Não queremos nesta matéria dizer o que é certo ou que é errado. Se é moral ou imoral. Nada dessas questões serão aqui tratadas.
O único interesse nesta matéria é deixar bem claro que o cachorro herda em seu DNA uma plena história carnívora e absoluta genética de caçador.
Vamos apenas ilustrar:
Os Dentes: Longos caninos são a marca base da adaptação para capturar, segurar e rasgar a presa, tal como as características dos Lobos e Tigres;
Olhos Frontais: Herbívoros, geralmente as presas dos caçadores, possuem olhos laterais para terem melhor visão de todos os lados e poderem se precaver dos caçadores, enquanto estes, os caçadores carnívoros, possuem olhos frontais, para darem perfeito foco e profundidade, para um ataque pleno e certeiro;
Olfato: Com até 40 vezes mais detalhamento no olfato se comparado a um humano, o cão é perfeito para seguir trilhas, rastros, encontrar a presa escondida e até mesmo à distância. Essa característica é vital para os caçadores encontrarem suas presas;
Audição: Com a audição apurada é possível ouvir a presa, mesmo que não possa vê-la e ainda assim avaliar um possível ataque enquanto ainda se esconde da presa;
Glândulas odoríferas: Elas possuem a única tarefa de demarcar território, essa atitude é para preservar o seu espaço na cadeia alimentar e indicar que naquele local é ele quem se alimenta, ato comum entre os caçadores carnívoros;
Pernas traseiras: São a garantia de um ataque surpresa dando impulsão explosiva tanto no início do ataque como nas longas corridas atrás da presa;
Pés/Patas: Possuem coxins, que são almofadas em sua parte inferir servindo para tirar o impacto dos saltos; dedos agrupados para darem aderência na tração e garras que podem prender e matar a presa.
Por essas características de milênios já é de se esperar uma rotina carnívora para os cães.
Mas e quando os seus donos não querem alimentação animal para seus pets?
Começam a acontecer casos de inanição, cães anêmicos, doenças que surgem por falta de um organismo forte e outras questões como deficiência visual e muitos outros problemas ligados à saúde por descuido alimentar.
Não se pode afirmar, por falta de estudos aprofundados, que o cão carnívoro por sua natureza possa viver plenamente com uma alimentação vegetariana.
Essa crescente tendência alimentar é muito nova e as opiniões se dividem.
Mas o caso é que os donos querem eliminar a alimentação com base animal de suas casas e isso inclui os pets.
Então, muito embora não daremos nossa opinião sobre o tema, é essencial que a questão seja abordada no intuito da proteção dos cachorros e da saúde dos pets.
Não simplesmente elimine a proteína animal ou corte a alimentação animal do seu pet.
Orientamos para que um profissional seja consultado rigorosamente conforme seu cão e a raça dele. Como onívoros, é possível que tudo dê certo com o correto acompanhamento.
Há raças que se pré-dispõem a problemas visuais, ou ósseos e outras questões e será preciso um acompanhamento mais direcionado conforme sua própria necessidade.
Estudam apontam, o que não podemos ainda afirmar, que nutrientes específicos podem suprir a carne, ovos e devivados animais.
Muitas rações alegam ser vegetarianas, mas possuem sub-produtos que findam em baixa qualidade de ingredientes e não são suficientes para uma completa alimentação.
É preciso que seu cão tenha uma orientação alimentar correta e que todas as suas necessidades sejam atendidas, em vitaminas, cálcio, proteína e tudo mais.
Para isso uma consulta e um completo acompanhamento profissional é altamente necessário.
Até que tenhamos uma definição científica completa desse tema não é correto simplesmente comprar uma ração vegetariana e acreditar que o seu cãozinho estará saudável.
Temos o dever de invocar a dúvida para garantir a saúde dos pets! Faça um acompanhamento com um Veterinário profissional Nutricionista.
Em nossa clínica temos profissionais altamente treinados e capacitados para apresentar um menu correto e completo para o seu pet, inclusive fazer os acompanhamentos e garantir a saúde e a felicidade do seu cãozinho.
Faça um contato e marque já uma consulta.