A incidência de câncer nos animais tem aumentado progressivamente nos últimos anos.
Essa informação pode ser desanimadora mas na verdade, prova que os cães e gatos estão vivendo cada vez mais, já que o câncer ususalmente acomentem animais idosos.
Existem tabém alguns fatores genéticos e raciais que podem compromenter animais jovens e de meia idade.
A cirurgia é considerada a principal abordagem no tratamento de canceres em cães e gatos.
cerca de 70 a 80% dos tumores tem indicação para tratamento cicúrgico e em alguns casos é realizada como tratamento unico.
Porém nos casos que existe a possibilidade de disseminação do câncer em outros órgãos, a quimioterapia é associada como tratamento complementar, visando um controle da doença e aumento de sobrevida destes pacientes.
Uma nova modalidade de terapia de controle local para as neoplasias sólidas está crescendo, é a Eletroquimioterapia.
Neste procedimento aplica-se um agente antineoplásico e posteriormente realiza-se estimulação elétrica nas células neoplásicas, aumentando assim sua permeabilidade e promovendo a entrada do agente antineoplásico nestas células e consequentemente matando as celulas cancerigenas.
Esta técnica causa poucos efeitos colaterais podendo ocorrer reaplicações, se necessário, além de não promover mutilações nos pacientes.
Essa terapia vem apresentando resultados bastante satisfatórios e promovendo uma excelente qualidade de vida aos nossos pacientes oncológicos.
A eletroquimioterapia é realizada em nossa Clínica, faça um contato e marque uma consulta.
Principais Vantagens da Eletroquimioterapia:
Aplicações mais eficientes:
Um equipamento aparentemente simples controla ondas elétricas específicas que ampliam a absorção das células e o composto químico penetra mais facilmente que a quimioterapia tradicional.
Cirurgia pode ser desnecessária:
Há casos em que a cirurgia pode ser totalmente desnecessária, evitando mutilações e melhor recuperação do animal, além de mante-lo longe de riscos da cirurgia durante o período em que estará mais fraco.
Melhores resultados de cura:
Os casos tratados na clínica a eletroquimioterapia foi o que mais apresentou quadros de recuperação e cura se comparados a quimioterapia tradicional ou radioterapia.
Menor impacto como efeito colateral:
São menos sessões, menos injeção de material químico e melhor aproveitamento, muitas vezes sem a necessidade de cirurgia. Tudo favorece uma melhor recuperação e menor sofrimento ao cão, tornando sua recuperação mais rápida e eficiente.