Esta matéria é um alerta aos donos, não se trata de um possível diagnóstico ou menos ainda um roteiro para automedicação.
Caso você perceba um forte e desagradável cheiro em seu cão mesmo após os banhos, ou perceba que ele começou a esfregar o bumbum no chão com mais frequência ou está apresentando dificuldade para defecar é possível que ele esteja com a glândula anal, ou saco anal, inflamada ou infeccionada.
Muitas pessoas não sabem, mas os cães possuem uma bolsa que é conhecida como glândula anal ou saco anal.
Ali nessa glândula há uma substância de cheiro bem forte, até desagradável, de consistência grossa ou leitosa, levemente oleosa.
A sua função é deixar pelo cheiro sua marca ou identificação, podendo servir para demarcar território ou até mesmo se apresentar como identificação.
No momento que o cão defeca a glândula é acionada e as fezes leva consigo um pouco dessa substância.
Infelizmente para alguns cães algo pode sair errado. Por causa de alimentação ou até algum efeito físico externo é possível que a glândula possa ter problemas e daí acaba inflamando.
Para evitar isso é recomendável em alguns casos que a limpeza da glândula seja feita rotineiramente a cada banho, mas por pessoa que saiba o que está fazendo. Tentar fazer uma limpeza não adequadamente poderá aí desencadear uma inflamação. Se não souber fazer direito é melhor que não faça.
Em casos agudos é preciso até cirurgia. Em casos mais simples de inflamação é possível ter um tratamento muito eficaz e barato, trazendo a saúde de seu cãozinho à plenitude em poucos dias (de 1 semana a 10 dias). O tratamento é feito com anti-inflamatório e antibióticos. Entretanto só visitando um profissional é que se poderá avaliar o caso e medicar. Essa matéria é para que os donos fiquem alerta aos sinais e possam contornar o problema antes que algo simples possa se tornar um problema grave evitando altos custos e o sofrimento do animal.
OBS.: Algumas vezes o excesso de Proteína pode causar o aumento de secreção e o animal pode ter problemas em expelir todo o líquido, causando a inflamação. Procure um Veterinário especializado em Nutricionismo.
Informações Adicionais:
Relação com Tumor e Câncer:
O assunto é delicado, mas é real. Todo cuidado é pouco, pois traumas mal cuidados podem gerar um tumor e este pode até se tornar um câncer. Não brinque com isso. Qualquer problema, mesmo que mínimo, procure um profissional.
Limpeza da Glândula Anal:
A limpeza não é recomendada, pois é um trabalho simples que pode trazer traumas sérios se não for feito corretamente. Entretanto, para quem sabe fazer é fácil, peça ao seu veterinário para lhe mostrar e ensinar, a limpeza muitas vezes ajuda muito e mantém seu animalzinho saudável.
Abscesso sólido:
Algo assim não é fácil retirar. Até os profissionais podem ter dificuldade. E se não removido corretamente é possível que partes sólidas se tornem perigosas e até podem se tornar tumores. Se notar algo assim procure um veterinário imediatamente.
Cirurgia para retirar Glândula Anal:
Não, não faça isso, exceto se for muito realmente demais inevitável. A cirurgia é perigosa, delicada, a recuperação é muito traumática e cheia de riscos. Tente conviver e fazer as limpezas, é mais correto, simples e seguro.