Pedra na bexiga do cachorro é algo mais comum do que se espera. Aparentemente esse tipo de problema vem crescendo.
As causas não estão ainda comprovadas e não se sabe com segurança a origem das pedras.
Mas é correto atribuir a origem das pedras a questões como estruvita e oxalato do cálcio.
Com base nesses minerais é também seguro dizer que o tratamento é possível.
Primeiramente a água do seu amiguinho deve ser muito bem tratada, mesmo águas compradas de fontes seguras podem apresentar risco, pois água comum (água mineral) tal como sugere o seu nome vem com minerais e são eles que ajudam a originar as pedras.
A água deve estar livre de minerais, de todos os tipos.
A água deve ser filtrada e se possível fervida para reduzir ao máximo qualquer contato com minérios e organismos microscópicos.
Ainda um acompanhamento muito sério com a alimentação deve ser feito e com um profissional adequado.
Na Clínica Veterinária Dra. Dóris Bruder é possível ter o diagnóstico via ultrassom, acompanhamento pré-cirúrgico para preparar o cãozinho para a remoção das pedras, fazer a cirurgia e depois ter todo o acompanhamento necessário para tentar que seu amiguinho nunca mais tenha pedras.
As pedras podem sim voltar, os esforços são grandes, enormes na verdade para se encontrar a razão do surgimento e um controle eficaz para erradicar esse mal. Entretanto ainda não há um método totalmente seguro para afirmar que nunca mais voltarão as pedras.
Ainda assim há relatos de clientes que os cachorrinhos vivem saudáveis e não houveram mais casos de pedras, mostrando que o controle da água e uma alimentação correta pode sim assegurar uma vida saudável livre das pedras na bexiga.
Pedras de estruvita e oxalato de cálcio podem ser controladas com ração e não havendo muito resultado é possível usar métodos como arroz integral, frango e legumes para manter o animal bem alimentado e com menos minerais em sua alimentação, reduzindo ou eliminando a presença de pedras.
Muitos casos deram certo. Se você estiver com um cãozinho vítima das pedras na bexiga saiba que é possível encontrar saídas simples e animadoras.
Informações Adicionais:
Cachorro com pedra na bexiga:
Infelizmente não há um listinha ou roteiro ou até remédio para que isso nunca mais ocorra com o seu cãozinho. É preciso muito cuidado, fiscalização constante, consultas periódicas e muita cautela. As pedras não tem uma cura segura.
Pedra de Oxalato de Cálcio:
Alguns cães possuem pedras de oxalato de cálcio, isso pode sim ser controlado com alimentação e ração específica, que controla a acidez e gera a inibição em formar novas pedras.
Pedra de estruvita:
A estruvita é um cristal e está associado ao oposto do oxalato de cálcio. A estruvita é usada como fertilizando do solo, podendo contaminar lencóis freáticos e acabar em sua casa, mesmo que seja com água comprada, ferver e filtrar pode ser o melhor recurso.
Água limpa, fervida e filtrada:
Muitos cães acabam tendo pedras mistas, ou seja, com oxalto de cálcio e estruvita ao mesmo tempo, dificultando o tratamento seja com remédio ou alimentação. O melhor recurso para esse caso é ter água sem minerais. A melhor fonte de água sem minerais é a água de rua, mas não a sirva diretamente. É importante ferver e depois filtrar a água, para a retirada de flúor e cloro especialmente.