A limpeza dentária canina vai além da estética e eliminação de mau hálito.
A limpeza na verdade visa a prevenção de doença periodontal.
A PERIODONTIA é uma área da própria odontologia ligada à saúde bucal, inclusive aos detalhes em gengivas e estruturas que estão ao redor do dente.
O mau hálito e a presença de tártaro requer cuidados especiais e esses indicam que algo não está correto com a saúde bucal de seu pet, havendo riscos sérios aí.
Se houver a presença de inflamação ou sangramento na gengiva, tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva e qualquer outro indicativo de anormalidade é recomendável atenção total.
Cerca de 80% dos cães e gatos adultos sofrem de algum mal ligado à doenças periodontais.
Controlar qualquer indício de problema pode evitar desde dores de dente, problemas na gengiva até grandes problemas que podem envolver a vida do animalzinho.
Bactérias existentes nos tártaros podem ser absorvidas pela gengiva e assim chegarem ao coração, pulmão, fígado, rins e outros órgãos vitais; até podem estar ligadas a câncer.
Como a doença se desenvolve:
Dentes brancos, uma gengiva saudável e mucosas saudáveis indicam saúde perfeita. É normal as mucosas serem róseas, assim como em alguns animais podem ser escuras ou totalmente pigmentadas.
A principal função da gengiva é proteger o osso, razão pela qual deve ser eficientemente grudada ao dente.
Em um pequeno espaço a placa bacteriana se acumula e causa uma inflamação gengival, se ela se soltar do dente – bolsa periodontal – levará bactérias ao ligamento periodontal e o osso, danificando as estruturas essenciais do dente (periodontite).
Pelas imagens abaixo é possível ver manchas com tons marrons ou amareladas, o que indicam que o tártaro está ligado a placa bacteriana calcificada pela saliva.
A textura desse ambiente é bem áspera e isso facilita ainda mais acúmulos gerando ainda mais placa e mais problemas.
Principais indicações de problemas que devem ser consultados:
Mau hálito – é uma infecção na boca proveniente por bactérias que causa cheio ruim;
Tártaro, em qualquer quantidade. Mesmo em situações de pouco tártaro há bactérias que podem ir ao organismo e causar grandes problemas;
Cães e Gatos possuem senso de sobrevivência aguçado e isso faz com que comam até com grandes dores de dente. Podem inclusive engolir alimentos sem mastigar para garantir a refeição com menos dor. Comer não é garantia de que não sentem dor.
É importante ao menos 1 vez ao ano levar seu pet a um veterinário para uma consulta também voltada à saúde bucal.
Principais Vantagens da Limpeza:
Hálito Saudável:
As placas formadas são sempre causadoras de mau hálito. As bactérias das placas podem ir ao estômago do cachorro e mesmo com a limpeza o cheiro pode permanecer, nesse caso é preciso medicação para o completo tratamento.
Perda de Dente:
A falta de limpeza pode enfraquecer e até comprometer a dentição dos cães. A correta limpeza garante vida longa aos dentes tão necessários.
Endocardite Infecciosa ou Bacteriana:
Bactérias do tártaro podem penetrar pela gengiva e ir pela corrente sanguínea até o coração, atingindo a membrana cardíaca – endocardio – causando até a morte do cão. Previna-se.
Saúde Perfeita:
Saúde perfeita começa pela boca. Sem mau cheiro e sem infecções com longo vida aos dentes do seu grande amigo.